Navegando pelo portal do software publico do governo (www.softwarepublico.gov.br) acessei a lista de softwares disponíveis, e fiquei surpresa com a quantidade de softwares voltados a área de educação fundamental.
Há o PROVINHA BRASIL, criado de forma a concordar com os planos de desenvolvimento da educação (PNE), é composto por uma avaliação feita aos alunos do 2º ano do ensino fundamental, com o objetivo de diagnosticar o nível de alfabetização dos alunos, e, consequentemente, dar um novo rumo a orientação e melhorar a alfabetização das crianças. Não tem finalidade classificatória.
O EDUCATUX consiste num método com finalidade de promover uma integração pedagógica entre computadores e software livre. É possível a construção de material didático, integrando as aulas a tecnologia.
O Pandorga GNU/Linux , criado em 2006 para crianças , pré adolescentes e escolas do infantil ao nível fundamental. Foi elaborado para que o aluno faça um laboratório de informática em ambiente seguro, se divertindo e aprendendo de forma lúdica. É descrito como divertido desde o desenvolvimento até o usuário final.
No caso do portal do governo, é necessário cadastro para fazer os downloads. Em posse do software, é preciso atenção na instalação. Normalmente há o manual de instalação, que deve ser seguido a risca. Em todos os casos, nunca é demais pesquisar antes sobre software livre, inclusive para ter acesso a informações importantes sobre utilização, cópia e distribuição, bem como algumas das diferenças na utilização. É preciso estar consciente de que não sendo um programa comercial , pode-se ter maiores dificuldades com o suporte, mas mesmo assim, pode valer muito a pena.
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário